quinta-feira, 17 de junho de 2010

Disciplina - o tesouro mais valioso


Oi pessoal....

Tranquilo??...Em Pelotas, RS, tá frio, mas nem tanto....até um solzinho, quem sabe a roupa no varal seque, mas vamos parar com a conversa sobre o tempo, pq isso é função do meu pai, sim, eu sou filha de meteorologista, e vamos ao que interessa.

Todo livro de Como Passar em Concurso que vcs peguem vai ter uma parte enorme só sobre Disciplina...pq? Pq quem tem disciplina, PASSA!!! Simples...só que a questão é...a Disciplina é aquele tesouro no fundo do mar, espetacular que quem acha fica rico..o problema é achar!!!!

A Disciplina não vem assim fácil, ela vem de foco, de luta. Tem pessoas que são disciplinadas por natureza..mas pra mim, a disciplina é uma arte milenar a ser aprendida, como a ioga...tu exercitas, exercitas...até que uma hora, ela é introjetada no ter ser...o problema é exercitar.

Usando de mais metáforas, como a Disciplina é akele tesouro no fundo do mar, existem um monte de obstáculos pra chegar até ela, são eles:

- A Procrastinação- Ah, tem tempo ainda.....ah, o dia tem 24 horas...ah, ainda tenho a tarde inteira, a semana inteira, o dia inteiro,é sexta, começo na segunda (que nem fim de prazo processual, se vai terminar no sábado, prorroga pra segunda e ai vai) ops...amanhã é a prova...droga!!!!!!!

- A Preguiça- Ah, não tô com saco....ah, tô cansada....ah, tô de saco cheio e o sofá tá tão quentinho...mais tarde eu sento na mesa....ops, amanhã é a prova, droga!!!

- O TIC- TV, INTERNET, CELULAR- Tv e Internet são os grandes vilões do concurseiro...apesar de extremamente úteis, se utilizados sem moderação, é que nem álcool, o porre é certo, portanto, só leia esse blog no intervalo, tá??? Qto ao celular, eu li em um livro que, se o celular toca durante os estudos, tu te desperta dakilo, conversa, e depois ainda fica pensando no que conversou...resultado: ops, amanhã é a prova, eu não estudei, droga!!!!

-Falta de Foco- O que eu quero da vida??? nem eu sei...então como eu vou estudar???

- Falta de método- se tu não tiveres a TUA maneira correta de estudar,tu não vais ter vonmatde, pq tu vais estar sentindo que perdeu teu tempo..método cada um tem o seu..eu tenho o meu...e como o Analita Jus me sugestionou, vou dedicar uma postagem só a ele...porém, sem método, não tem disciplina, pq fica confuso.

- Falta de Organização- Eu sou uma organization freak pessoal...sério...chego a ser chata...mas funciona pra mim..eu geralmente faço fichas de leitura, que eu coloco em um fichário separadinho por matéria. meu vade mecum é todo coloridinho pra eu não me perder, o que ocorre é, se tu estás organizado e te achas mais fácil...melhor e mais prazeroso fica de estudar, e mais fácil de atingir a disciplina, que nada mais é do que a ORGANIZAÇÃO DO TEU TEMPO!

- Falta de um lugar apropriado- No meu caso, eu fico no meu quarto, onde eu tenho um escrivaninha e muito silêncio, não estudo na cama, pq que me dá sono...cama é pra dormir gurizada....como eu aprendi com o Analista Jus, HBC é necessário, HORA-BUNDA-CADEIRA- Valeu Analista pela expressão!!!

Depois de citar os vilões, falarei de como conseguir a disciplina...Confesso, tenho andado indisciplinada ultimamente, e isso tá se refletindo nos estudos, até na minha forma fisica, pois minha indisciplina atinge minha alimentação e tudo mais...mas qdo eu estava estudando pra delegacia (motivação e foco), eu acordava de manhã...NÃO LIGAVA A TV NEM COMPUTADOR, sentava..separava a matéria (organização), marcava tipo, duas horas no despertador, enqto não tocasse, eu naum levantava da cadeira, depois dava 20 minutos (jogava um Zuma no computador), voltava, mais 2 horas....e ai ia...tv, internet, telefonar, isso tudo depois do horario de estudos...

Qdo tu tens disciplina, não fica torturante estudar..pq o tempo passa rápido..e no fim tem akela sensação ESPETACULAR de dever cumprido...

A Disciplina pode ser alcançada, mas tu tens que te dedicar a ela...é como se atirar numa piscina fria, tipo hj, aki no Sul, fecha os olhos, desliga tudo na volta e te atira!!!!

Bem gente, vou lá que já estou sendo tomada pelo monstro da internet!!!

Espero ter ajudado...

Bjokas..

ATé amanhã!!

Tassi- a Organization Freak!!!!

5 comentários:

  1. A sigla HBC é de autoria de Alexandre Meirelles, que escreveu seu depoimento, que foi intitulado pelo Vicente do Ponto dos concursos como "manual de um concurseiro".
    A galera da área fiscal realmente traz depoimentos motivadores... basta entrar no fórum concurseiros... e dar uma conferida...
    A propósito, como a dona do blog tem a mesma formação acadêmica, ontem recebi a informação de um Técnico do MPU (amizade que a gente cria esperando a nomeação, esse amigo entrou e eu bati na trave... era o próximo a ser chamado, mas não deu...) disse que no máximo início de JUlho sai edital do MPU!
    Abraço!
    Analista Jus

    ResponderExcluir
  2. Tassi, ontem fiz uma prova da FCC da parte de legislação... estou errando questões de Constotucional... matéria que julgo dominar teoricamente bem...
    Estou pensando em "estraçalhar" a Constituição Federal... pegar um dia... e ler toda ela...de cabo a rabo...
    Acontece que as vezes voc~e achar que conhece bem a matéria, ledo engano... me julgava bom em processo civil e um "desastre" em processo penal... na prova de ontem.... gabaritei processo penal... e errei várias em processo civil... Quando mais você apanha fazendo prova... mais você se conhece heehehehehehhe
    Valeu!
    Analista Jus

    ResponderExcluir
  3. Nossa... batendo o desespero...rs
    Como descobrir meu método..parece que as coisas nao estao fluindo....
    Eu preciso começar...como te disse hj no msn, eu entrei no curso para que o mesmo me desse direção...pois é...deu..mas eu não to seguindo...
    Vou criar coragem , sair dessa internet agora e estudar... infelizmente ainda na cama..mas tentarei em breve montar meu cantinho de estudo...

    Que vcs tenham um proveitoso dia.. de estudo!

    ResponderExcluir
  4. Analista: Seguinte, fora Adm, que tem mais teoria do q qq coisa...tudo que tu fores estudar pra fcc é DECOREBA PURA DA LEI...Isso em tudo!, exceto penal, que eles sempre pedem alguma coisinha de concurso de agentes, que tem que ler em livros...A questão de const. é a seguinte, lê a parte de adin, interpretação, poder constituinte no Lenza...que pra mim é o melhor e de resto, decora a CF de cabo a rabo..em seus MINIMOS DETALHES....assim const.fica tranquilo....mas sério, não eskece nunca dos detalhes....e em adm, lê as leis que eles mandam pq o ultimo pro trf eles exageraram na lei do procedimento adm federal....saudações concurseiras!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, to precisando muitooo de disciplina! Imagina Tassi, to no 7 mes de gravidez, minhas costas estão o óoo do borogodó. Eu sento e dá meia hora e eu falo "não dá mais, to com dor nas costas". Sim, elas doem mesmo, mas eu sei que poderia aguentar mais um pouco nas minhas HBC...Internet é uma coisa que tira muito meu foco...o orkut então nem se fala!!!!! Bjosss

    ResponderExcluir